Maceió, 16/2/2010 - 18:51
Máx Mín
32º 22º
Capa / Canal Entretenimento
Versão mobile RSS Twitter
Artistas enfeitam vários bairros durante o Festival de Presépios do Rio
Instalações estão em praças, ruas e até na rodoviária

por G1 - 30/11/2009 às 9:51:40
  • Imprimir
  • Enviar para um amigo
  • Comentar
  • Compartilhar
Uma festa realizada no Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, deu início ao Festival de Presépio. Mais de 50 artistas de todo o Brasil montaram seus 37 presépios que enfeitam vários bairros da cidade.

Os artistas buscaram as inspirações mais diversas e trabalharam com material bastante variado, de cerâmica a chapas de ferro, telões, grafites, além de tecidos rústicos e vidro.

Na Praça Edmundo Rego, no Grajaú, na Zona Norte, por exemplo, Domi Júnior e Mario Coutinho instalaram o “Mosaico tropical”, confeccionado com pastilha, madeira, PVC e bolas de isopor, em cores quentes e vibrantes. O “Estrela de David”, do ceramista Docouto, foi montado em frente à Igreja da Candelária, no Centro.

No Pavilhão de São Cristóvão, na Zona Norte, o artista Paulo Formaggini montou o “Mantos de luz” em fibra de vidro. O público poderá interagir com a obra. Construído com uma única chapa de ferro de 2,50 centímetros de largura, o “Presépio de ferro”, de Heloísa Neiva, está no Aterro do Flamengo, na Zona Sul.

“Presépio lúdico”, de Gleydston, vai conquistar o público na Rocinha, na Zona Sul, com personagens grafitados. As artistas Ângela Romanelli e Tânia Vasconcelos apresentam presépios como histórias em quadrinhos, no embarque inferior da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária. Já Sandra Nunes montou seu “Numa noite de verão na Lapa”, no embarque superior.

Roberto Tavares faz uma releitura das natividades dos grandes mestres da pintura com “Nasce o amor, a vida e a cor”, exposto na Praça Varnhagen, na Tijuca, na Zona Norte. O “Natal caboclo”, de Pedro Cecot, está na Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, na Zona Norte. Inspirado no movimento Toy Art, traz personagens mulatos revestidos de tecidos rústicos.

Confeccionado em arame e PVC, “Natividade do século XXI”, de Pietrina Checcacci, enfeita a Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Leveza e transparência marcam o trabalho da artista.

O público pode ver ainda o 'Presépio Cibernético', de Deneir Martins, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte; 'Presépio Niemeyer', de Denise Coutinho, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste;  'Kosmopoesia Verleramar', de Denize Torbes, no Parque da Catacumba, na Lagoa, na Zona Sul; 'Esperança Carioca', de Diogo Russo, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

 'Além da Visão', de Edgar Duvivier, na estação do metrô Nova América; 'Nasce Jesus para um mundo melhor', de Dora Parentes, em frente a Igreja de São Conrado; 'Natal na Serra Gaúcha', de Vera Luchese, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador; 'Natividade na Mata Atlântico', de Wilma Bosoni, na Praça Serzedelo Correa, em Copacabana, na Zona Sul;  'O Grande Dia', de Carlos Eugênio Constâncio, na comundiade do Sapo, em Senador Camará, na Zona Oeste; 'Desonra e Glória', de Macau Ranzani, na Lagoa, na Zona Sul; 'Eco Presépio', de Sergio Esteban, nos Jardins do Palácio Capanema, no Centro.

Na Lagoa, na Zona Sul, estão o presépio de vidro de Márcia Andrade, 'Momentos de Luz', de Marlene Montiello; 'Natividade', de Edineusa Bezerril ; 'Presépio Grafitado', de Toz & Br, no acesso ao Túnel Rebouças.

'Presépio Vivo', de Wanelytcha Simonini, no Planetário, na Gávea, na Zona Sul; 'Sagrada Família', de Marly Faro, na Praça Antero de Quental, no Leblon, na Zona Sul; 'O Dia da Graça', de Margarida Barroso, na mesma praça; 'Jogo da Vida', de Carlomagno, no Aeroporto Santos Dumont, no Centro; 'Espírito Santo', de Osvaldo Gaia, na estação metrô Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul; 'Presépio de Pipas', de Romero Cavalcanti, na estação metrô Carioca, no Centro.

'Brasileirinho', de Regina Gilson, na Lagoa, em frente ao Clube Monte Líbano, na Zona Sul; 'Recorte e Monte', de Marcelo Martinez, no Parque dos Patins, na Lagoa; 'Cabo de Aço', de Julio Sekiguchi, na Central do Brasil; 'Jesus na Manjedoura', de Helena Rodrigues, no Planetário da Gávea; 'Presépio Gigante', de Dilma Carvalho, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul; 'Natal Consciente', de Nazaré Macedo, em frente à Igreja Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande, na Zona Oeste.

O festival é uma parceria da Globo Rio com o governo do estado, prefeitura e a Arquidiocese do Rio.

Sua nota:
  • Currently 2,5/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Média: 2,5 estrelas (Total: 2 votos)

Tags: Presépios, RJ,
Comente esta notícia
Publicidade

(clique para ouvir o comercial)

O que rola na cidade
AMOR SEM ESCALAS
Ryan Bingham é um consultor que tem a tarefa de demitir funcionários para cortar os gastos de empresas. Quando não...
Programação completa »

14/02/2010 - Bloco Me Beija - Bate Lata, compre seu abadá para os 4 dias e saia no maior bloco da Barra. Com Affarra. Telefone de Contato: 8876-5477.
13/02/2010 - Bloco Me Beija - Bate Lata, compre seu abadá para os 4 dias e saia no maior bloco da Barra. Ensaio dos blocos com Badallada e S9H. Telefone de Contato: 8876-5477.
Todos os eventos »

Resumo das Novelas
Rua Natalício Lins Madeiro, Murilópolis, Maceió (AL) - Fone: (0xx82) 3338-3905 / contato@maceioagora.com.br
Desenvolvido por Top TV Web, Produção e Comunicação LTDA - Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.
Alexa Certified Site Stats for www.maceioagora.com.br