<

 

Projeto para a Casa de Saúde São José

Largo do Boticário - ost 1.90x4.20 m

Ao apresentar este projeto para o Concurso "Rio de Janeiro, Cidade Cartão Postal", procurei representar um dos lugares mais bucólicos da cidade que normalmente é negligenciado pelos transeuntes. O Largo do Boticário não é um óbvio cartão postal. Localizado no Cosme Velho, exibindo oito casas coloridas em estilo colonial abrigadas pelas sombras de árvores centenárias ,este lugar atraiu no passado muitos artistas e eventos culturais. Foi assim denominado por ter sido residência do boticário da Família Imperial e ainda hoje é um bom lugar para fazer uma visita, caminhar pelo calçamento em estilo pé-de-moleque e ouvir o murmúrio suave do Rio Carioca. A minha composição mostra a entrada do Largo exageradamente aberta convidando transeuntes a compartilhar esta atmosfera pacífica de um pedaço da Mata atlântica. A luz da manhã banha o casario ao fundo, resvala no velho chafariz se espalha pelo chão.

 

Execução da Obra

Neste vídeo eu tentei mostrar o processo de criação desde a tela em branco até a entrega da pintura demonstrando algumas etapas do desenvolvimento do tema. Optei por criar este painel da mesma maneira que minhas pinturas de cavalete usando tinta a óleo profissional com pigmentos de alta permanência. Esta obra foi concebida com base em minha experiência de pintura ao ar livre, antes deste projeto eu havia feito uma série naquele local e estas foram a base deste trabalho que foi também um excelente exercício de memória.

O estudo inicial foi feito em 19x42cm em óleo sobre tela onde pude fazer as anotações de cores e atmosfera que eu desejava no trabalho definitivo.Com base neste pequeno estudo desenvolvi o trabalho de recriação em 1,90 x 4,20 m que era o requerido pela Casa de Saúde São José. Após um esboço em carvão na tela já preparada e tonalizada, iniciei a construção da imagem com aguadas de cores e, a partir daí segui acrescentando as camadas de tinta observando o princípio do "gordo sobre o magro" . Apesar de haver utilizado a espátula em alguns momentos, a quase totalidade da obra foi desenvolvida com pincéis de cerdas comuns e trinchas de diversas larguras.

Como havia uma limitação de tempo para a entrega, trabalhei 5 a 6 dias na semana dividindo cada dia em duas sessões de não mais que 3 ou 4 horas. Considerando ser um trabalho de resistência física, que exigiu subir e descer escadas ou ficar em posições desconfortáveis para pintar perto do chão, tentei não trabalhar em períodos consecutivos muito longos. Ao final, a tela foi retirada do chassis para facilitar o transporte e recolocada para a entrega.

Unveiling

 

Como este projeto foi idealizado para ser um presente ao Rio de Janeiro, a cerimônia de inauguração foi programada para coincidir com o dia do Santo Padroeiro da cidade São Sebastião – 20 de Janeiro. Foi uma cerimônia bastante concorrida que incluiu um “welcome coffee” para os artistas vencedores e atividades ao ar livre, entre elas a belíssima apresentação do Coral da CSSJ entoando músicas em homenagem ao Rio.

O céu estava claro e o sol banhava a cidade com sua luz quente de Janeiro dando ao painel um brilho especial que a fotografia não consegue mostrar. A rua estava lotada pelos visitantes que caminhavam de um ponto ao outro do muro, apreciando treze estilos diferentes de pintura , todas homenageando a Cidade Maravilhosa.

 

 

Copyright © 2007 Sandra Nunes. All Rights Reserved.